quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Djokovic vence e travará duelo sérvio com Tipsarevic

Novak Djokovic deu mais um passo, nesta quarta-feira, em sua busca pelo título do Torneio de Dubai. Líder do ranking mundial, o tenista se garantiu nas quartas de final do ATP 500 realizado nos Emirados Árabes ao vencer o ucraniano Sergiy Stakhovsky por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5) e 6/3.
Com isso, o cabeça de chave número 1 da competição irá travar um duelo sérvio com Janko Tipsarevic em jogo que valerá uma vaga na semifinal. Pouco antes de confirmar o seu favoritismo diante de Stakhovsky, Djokovic viu seu compatriota avançar às quartas de final ao superar o italiano Flavio Cipolla por 2 sets a 1.
Atual nono colocado do ranking da ATP, Tipsarevic levou a melhor sobre Djokovic no último confronto entre os dois. Ele derrotou o tenista número 1 do mundo por 2 sets a 1 na primeira fase do ATP Finals, em Londres, no torneio que reuniu os melhores tenistas da temporada passada.
No retrospecto geral do duelo entre os dois, porém, Djokovic tem boa vantagem, com quatro vitórias nas quatro partidas anteriores. Ele venceu o compatriota no US Open do ano passado, duas vezes no Torneio de Belgrado, em 2011 e 2009, e no ATP de Queen's de 2008, em Londres.
Para se garantir nas quartas de final em Dubai, Djokovic precisou sofrer um pouco no primeiro set do jogo diante de Stakhovsky, que não teve o saque quebrado em nenhuma oportunidade na parcial e forçou a disputa do tie-break, no qual o sérvio ganhou pela vantagem mínima de dois pontos. No segundo set, porém, o líder do ranking mundial aproveitou duas de três chances de converter break points e assim ainda pôde se dar ao luxo de ter o saque quebrado em uma oportunidade para assegurar o triunfo por 6/3.
Djokovic ainda está invicto nesta temporada, no qual disputou apenas o Aberto da Austrália e se sagrou campeão antes de jogar em Dubai. Atrapalhado por lesões e visando se poupar para as grandes competições que irá encarar neste ano, ele acumula nove vitórias em nove partidas oficiais em 2012.

Conselheiro de Esportes da ONU apoia liberação de uso do véu para jogadoras


O conselheiro especial das Nações Unidas para o Esporte, o alemão Wilfrid Lemke, enviou uma carta ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, na qual apoia a autorização do uso do "hijab", o véu islâmico, pelas jogadoras que desejarem.
Às vésperas da reunião marcada para o próximo sábado da International Football Association Board (Ifab), encarregada de definir e modificar as regras do futebol e que tem o assunto do véu em sua agenda, Lemke pediu que este aspecto "seja resolvido de uma maneira que respeite tanto as regras do jogo, como as considerações culturais, e que por sua vez promova o futebol entre todas as mulheres, sem discriminação".
O conselheiro expressou seu apoio "à iniciativa do vice-presidente da Fifa, o príncipe Ali Bin al-Hussein, em nome da Confederação Asiática, para que sejam revisadas as regras em favor da autorização do véu".
O "hijab", que significa véu em árabe, é um lenço que deixa o rosto descoberto. Pode ser colorido e utilizado com roupa ocidental. No caso das jogadoras de futebol, seria preso com um velcro para permitir sua rápida abertura em caso de necessidade.
Lemke expressou em sua carta à Fifa que o "hijab" já é usado em outros esportes e que há no mercado uma variedade de modelos suficiente para garantir a prática segura da atividade física.
Além disso, seu uso "eliminaria uma barreira que pode dissuadir mulheres e meninas de jogar futebol e estabeleceria um exemplo positivo".
"(A permissão) enviaria a mensagem que cada jogadora, desde a elite até a base, tem a liberdade de decidir se quer usar ou não esta peça no campo", considerou Lemke. "Daria a oportunidade a destacadas atletas de demonstrar que usar um véu não é obstáculo para se sobressair na vida ou no esporte, e contribuiria para combater os estereótipos de gênero e mudar as mentalidades".
A Ifab se reunirá no sábado em Surrey (Reino Unido) e estudará, entre outros assuntos, uma modificação da regra 4, que permitiria o uso do véu.

Vai começar a festa da Truck


No domingo, dia 4, pertinho, começo minha 11ª temporada na Fórmula Truck. Uma categoria que me cativou ano a ano e a mais profissional que já vi no automobilismo brasileiro nestes meus 26 anos de pistas. O ano de 2012 teve uma pré-temporada bem interessante. Algumas mudanças no regulamento, pontuais e sempre necessárias para manter o equilíbrio, definidas pelas equipes e organização, vão dar um pouco mais de trabalho para a Volkswagen -- atual campeã. Mas a equipe oficial RM também tem reforços na parte mecânica do caminhão o que pode logo significar um ganho maior.
A Ford, com a Djalma Fogaça Motorsport e Danilo Dirani, terminou o ano muito bem e pode fazer de 2012 a sua grande temporada na Truck. Roberval Andrade, que continuará com seu Scania nas cores do Corinthians, tem talvez o caminhão mais rápido da categoria. Mas só isto não é suficiente para vencer, se conseguir ser constante é candidato fortíssimo.
A Mercedes vai manter o mesmo e bom trabalho. Nas primeiras duas provas, Christian Fittipaldi vai dividir o trabalho com Wellington Cirino, já que Geraldo Piquet está suspenso. Não deixa de ser uma atração. O ex-Fórmula 1 e Indy tem uma tocada muito consciente e isto é importante para caramba no caminhão. Confesso que estou bem curioso com sua estreia. Em se tratando de Mercedes com a equipe ABF, sempre pode-se falar em título. O retrospecto prova. Cirino é o único tetracampeão e nem sempre os investimentos são grandes.
Deixei por último a Iveco que terá Valmir Benavides, uma novidade, e Beto Monteiro -- dupla muito forte. O caminhão tem novo desenvolvimento com a chegada de novos parceiros técnicos. Nos testes foi muito bem e o clima é o melhor possível. Bacana ver o crescimento da marca. É uma das empresas que mais investiu no projeto, mas se preocupa com o crescimento e talvez por isso tem tido um avanço na Truck e no mercado de caminhões. Hoje creio ser o time mais focado e otimista da categoria. Não sei se será campeão, mas com certeza vai brigar.
Na TV, a Fórmula Truck continua na Band e com suas imagens em HD. Aliás este foi mais um pioneirismo, de tantos na categoria. No vemos no domingo, dia 4, uma da tarde, na tela da Band, direto do Velopark, no Rio Grande do Sul. Vai começar a festa de velocidade e emoção.